domingo, 13 de março de 2011

Caroline x Caroline

Foram três meses se preparando para a viagem, muitos sonhos e finalmente chegou o dia de embarcar. Na bagagem levou muitos desejos, medos e incertezas, além das duvidas que atormentam qualquer pessoa que vai fazer pela primeira vez uma viagem internacional. No inicio, como tudo que é novo o medo falava mais alto à vontade de pegar as malas e voltar para a casa falava mais alto, mas após treze semanas em Vancouver, além das fotos ficou também o sentimento de dever cumprido.

Carol, valeu a pena?
Sim, valeu muito a pena. Com certeza eu faria tudo de novo, pois conheci pessoas incríveis, lugares que jamais vou esquecer, além da experiência de conhecer outra cultura, coisa que toda pessoa deveria ter a oportunidade.

Como foi lidar com a saudade?
No inicio foi muito difícil, as duas primeiras semanas eu chorava muito, tinha vontade de voltar para a casa 100 vezes em um único dia, me achava louca de ir morar longe de todo mundo, tinha certeza que eu não iria conseguir, foi passando as semanas e a saudade sempre ali, mas depois fui conhecendo pessoas incríveis e viramos uma grande família. Hoje no Brasil, sinto saudade da minha família de Vancouver.

Você mudaria alguma coisa nessa viagem?
Não, não mudaria nada. Tudo me acrescentou, desde os preparativos de marinheiro de primeira viagem indo para o exterior, até a distribuição dos presentes quando cheguei ao Brasil. Falar inglês não é tudo, na verdade para mim não foi nada, ter feito novos amigos e ter contato com uma nova cultura valeu muito mais.

Você acha que três meses são necessários para aprender a falar inglês?
Não, ainda mais no meu caso. Eu fiz nove meses de inglês no Brasil e fui viajar, cheguei no Canadá falando apenas: Eu quero, Eu preciso, por favor e obrigada. Cheguei lá só tinha brasileiro, falava inglês apenas em casa e na sala de aula, não voltei falando inglês perfeitamente, hoje digo que ir viajar é necessário, se não tem condições de ficar seis meses ou um ano, tempo que eu julgo ser o necessário para falar muito bem inglês, vá e fique o tempo que tenha condições de ficar, que seja 15 dias, mas com certeza será o dinheiro mais bem investido.

O que você diria para quem quer fazer intercambio?
Faça!!! Tudo vale a pena, cada minuto, cada comida, cada choro de saudade da família, cada amizade, cada mico, você percebe que você é capaz de muita coisa que não sabia, você se supera todos os dias.

Qual o conselho que você daria para quem quer ir para o Canadá?
Se vai ficar muito tempo, aconselho ficar no inicio em casa de família e depois alugar um apartamento, pois fica muito mais barato. Levar um nextel é muito importante, primeiro porque você tem a liberdade de falar com a sua família e amigos a hora que você precisar, além de que muitos dos brasileiros que vivem no Canadá têm radio, então isso facilita a comunicação. Mas acho que o mais importante é levar um adaptador, pois as tomadas são diferentes da do Brasil e até você se localizar e achar um lugar para comprar um a bateria do celular e do computador já acabaram.

Qual foi a melhor balada?
Em Victoria foi a balada mais animada da minha vida, mas a Caprice era sem duvida a festa mais esperada da semana.


Qual o lugar você recomendaria conhecer?
Fiz duas viagens: Whistler e Victoria. Victoria foi incrível, o lugar é lindo, mas Whistler sem duvida é o melhor lugar que já vi na minha vida. Esse lugar mexeu comigo a beleza da neve se juntando com o céu diz muito.


Qual foi seu lugar preferido em Vancouver?
Meu lugar preferido era o Canadá Place, foi lá o primeiro contato que tive com a cultura canadense, foi lá que vi como é linda a neve nas montanhas, apesar de estar no centro da cidade, trás uma paz muito grande.


 O que ficou de Vancouver?
Ficaram muitas coisas, os amigos que fiz vão ficar para sempre, assim os lugares que conheci. Viajar para fora do país me fez perceber o quanto que eu sou capaz de conseguir as coisas que desejo, me fez ver que posso ser independente, percebi o quanto o meu país é maravilhoso.



E agora, o que será feito com o blog?
Até a próxima!! É isso que posso dizer nesse momento. No inicio era loucura, eu sempre preservei minha vida e nesses últimos meses ela ficou exposta na Internet para todo mundo ler, o que antes era apenas para meus amigos foi criando uma proporção muito grande, pessoas em outros países lendo meu dia a dia, meus amigos de Vancouver esperavam pelos textos ansiosos, as pessoas no Brasil vivendo cada lugar comigo. Hoje posso dizer que vou sentir muita falta de ter o compromisso de escrever, mas na minha próxima viagem farei tudo de novo, então até a próxima. Espero que seja em breve.

Em você, o que mudou?
Meus amigos diziam que eu fui a pessoa que mais mudei durante essa viagem. Deixei algumas coisas para trás e percebei que muita cosia que eu não dava valor tem um significado imenso na minha vida, a maior mudança foi dentro de mim, nos meus valores.

O que você diria para seus amigos?
Eu poderia ter ido viajar para qualquer lugar do mundo, conhecer varias pessoas, lugares lindos, mas não, eu escolhi Vancouver, escolhi morar lá de dezembro a fevereiro e Deus escolheu para mim os melhores amigos. Dizer obrigada é pouco agradecer a todos que me ajudaram a construir esse capitulo da minha vida e que permitiram virar historia nesse blog. Serão eternos.

Uma frase para descrever Vancouver.
Eu deixei Vancouver, mas Vancouver nunca vai me deixar.






Caroline x Caroline


Three months planning and dreaming about trip, finally arrived. My bag has many dreams, fears and questions about this first trip to other country. At the beginning, I was afraid and wanted to go back to my house, but after thirteen weeks in vancouver, I have pics and a good feeling.

Carol, did you like?
yes, I liked and I made all the things that I wanted, because I met good people, beautiful places that I´ll never forget, yet had the experience of discovering other culture. I think that all people might go to other country.

How did you live with the homesick?
The beginning was hard, in the first two weeks,wanted to return to my house, for are hundred times in the day. I thought that I was crazy of  living in an other country. I thought that I couldn´t , the time passed, but I always felt homesick, but after I met many people, we became a big family. today, I miss Vancouver.

Did you change with your trip?
No, I didn´t change. Everything all was important for me, the beginning to make my bag is give the gifts to my friends in Brazil. Speak English is not all, really it is nothing, make new friends and discover other culture was the best.

Do you think that three months are necessary to learn speaking English?
If you can, I think the necessary time ideal to speak English very well is about 6 months or more.

What you can speak for people that want to move?
Traveling is good, each minute, foods, missing the family, new friends. I found out that I can make things that I never imagined.

What can you Say to people that want Canada?
If you will stay a long time, I think it´s better to stay in a host family and after rent a flat, because it´s cheaper. It´s to take a nextel important, because you have the freedom to speak with your family in Brazil, many brasilian guys who live in vancouver have a nextel, but the most important is to take an adapter, because it is different in canada until you buy an adapter your  compute´s battery or cellphone can die.

What was your best party?
Victoria was the best party of my life, but the caprice was the most expected party of the week.

Which place do you think is good to know?
I went in two places: Whistler and Victoria. Victoria is beautiful, but whistler is the most beautiful place that I saw in my life. The snow joins the sky.

Which was your favorite place in Vancouver?
My favorite place was canada place. That place was the first I went in Vancouver. In Canada I saw the snow in the mountain and felt peace.

What did you keep from Vancouver?
I loved Vancouver, my new friends and the place will be on my heart. I found that I am able to get where I want. I also found that my country is beautiful.

What are you gonna do with your blog?
At the beginning I thought that I was crazy because I always kept my life in a blog. At the beginning I wrote only for my friends, but many people read my texts and then people who lived in other countries and my friends who lived in Vancouver started to expect my texts.

What did change in your life?
My friends told me that I was the person who  most changed during the trip. The little things now are  important for me. The biggest change was inside me.

Talk to your friends.
I could have traveled for other places, meet many people, but I wen´t Vancouver from december to march with the best friends who helped me with my stories: This blog.

A frase about vancouver.
I left Vancouver but Vancouver never leaft me.

13 comentários:

  1. Como vc é incrivel amiga!!!!
    adorei esse texto!!!!

    mtas saudades!

    um beijoooo

    ResponderExcluir
  2. "Olhos nos olhos de quem quer ficar.."
    Nossa, vc falou tudo, como sempre! É..até a próxima? espero que seja logo e comigo! ok?
    Acho que a saudade vai bater em nós todos, todos os dias durante muito tempo ou quem sabe pra vida inteira..acho isso bom, antes eu via saudade como algo que atormentava mas aprrendi com vc que se a gnt sente saudade é pq valeu a pena, e nós sabemos como valeu a pena CADA MINUTO!
    Sinto saudades, sinto a falta de Vancouver..
    se um dia vc quiser nós podemos voltar tá? kkk
    we go back? i want..

    beijooooooooooooooooooooooo pro blog, meu último coments (por enquanto) e até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. ahhh, como me doi ser o ultimo texto, pensei tanto como seria esse dia... mas volto em breve, espero!!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga seja bem-vinda de volta ao Brasil...rsrs
    Que história é essa de ser o último texto?
    Negativo, não admito isso! Você não estará mais em Vancouver, mas...ainda tem muito o que viver e escrever, principalmente sobre suas aventuras no mundo do esporte...rsrs
    Ah vc já comeu a comida da sua avó? rsrs
    Até eu fico com água na boca só de vc falar.
    Espero te ver em breve!!!
    Bjoooooo

    ResponderExcluir
  5. cah.... na proxima viagem eu volto a escrever, prometo.... e eu ja comi sim a comida da minha vó.kkkk. bj

    ResponderExcluir
  6. ACABOOOOOOOOOOOOO??
    po que saudade q eu to de vancouver... esse ultimo texto falo por todo mundo carool...nada a acrescentar, fizemos grandes amigos e foi uma otima experiencia... NAO MUDARIA NADA!!
    parabens carol!
    beijoos

    ResponderExcluir
  7. meu deus, q saudade dos meninos do rio... essa viagem só foi otimo, devido as pessoas que fizeram parte dela, entre elas vcs andre!!!

    ResponderExcluir
  8. So digo uma coisa VALEU MUITO A PENA!! Fica aqui o meu carinho e admiracao por vc, realmente foram 3 meses que me mudaram e fizeram parar pra pensar em muitas coisas.
    Valeu Carol, agente se ve em BREVE.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Renato, ctz vc foi uma das pessoas que mais contribuiu para minhas historias aqui... sinto muito sua falta!!! obrigada pelo carinho de sempre!!

    ResponderExcluir
  10. Com certeza deve ter sido uma experiência única! Também tenho mta vontade de fazer um inercâmbio, e quando isso acontecer (espero que não demore muito), este blog vai ajudar a não me sentir tão marinheiro de primeira viagem.

    E agora Carol, voltou pra rádio? Já se acostumou de novo ao Brasil?

    ResponderExcluir
  11. ahhhhhhhhh, ctz, esse era msm o meu obj. msm.. já voltei para a radio..... mas com saudd de vancouver!!!

    ResponderExcluir
  12. Ainda entro no blog para ver se vai rolar alguma atualização, a vida pós vancouver é comum demais :S Um dia vou vender tudo e me mudar para la XD

    ResponderExcluir
  13. ahhh, nem me fale marcel, não tenho o que escrever aqui... mas entro todos os dias escolho uma data e leio, leio, leio.... choro, sinto saudade d depois vejo que a vida continua... saudades de vc!!!

    ResponderExcluir