quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Segundo dia – 5 de dezembro – Domingo

Acordei as 6:30 da manhã, me arrumei e tomei café. No café comi apenas uma fatia de pão e junto levei o meu primeiro puxão de orelha. Nós havíamos combinado que iríamos todas juntas no concerto de natal da Igreja da Faith. O concerto começava as 7 horas e eu não estou conseguindo comer rápido porque minha boca ainda está anestesiada, conclusão: minha queria anfitrião me xingou porque nós estávamos atrasadas e eu estava comendo muito devagar. Eu apenas ouvi, não entendi uma palavra, mês percebi que ela estava brava, então levantei da mesa guardei o que eu estava comendo e fui escovar o dente. Ela brigou comigo de novo porque eu não lavei a minha louça do café. Gente, pelo amor de deus, a louça eu lavava depois neh? escovar o dente era mais importante.
Enfim, fomos para o concerto. A sobrinha da Faith ia cantar, era um coral todo de crianças da igreja. A igreja é protestante. O coral até que foi legal, tudo bem que eu não entendi uma palavra do teatro que tinha durante o concerto, mas achei bem legal, afinal no Brasil não tem isso. Terminou o concerto e o padre pregou por alguns minutos, depois todos se levantaram e rezaram para encerrar a celebração.
Eu e as meninas saímos da igreja e fomos conhecer minha escola. Na verdade a Saul, apenas pegou o mesmo ônibus que a gente e desceu em uma estação antes. Eu e a Estefani fomos para o centro de Vancouver, é lá que fica a minha escola. Ela foi muito legal comigo, me mostrou todo o percurso, o ônibus que eu tenho que pegar para ir para a escola, onde fica o ponto de ônibus, enfim depois que eu vi onde ficava minha escola, nós fomos andar pelas ruas perto da escola.
Conheci um centro de apoio ao turista; nunca vi algo tão legal, tem um monte de recepcionista, cada um fala uma língua alem do inglês, então se você está em Vancouver e precisa de informação, ou de um mapa da cidade, por exemplo, é só ir até esse local, além de que ele está muito bem localizado. Depois fomos conhecer o local onde ficou a tocha das olimpíadas de inverno e o porto da cidade. Lugares muito bonitos.
Nesse momento já estava na hora do almoço, então nos encontramos com duas amigas da Estefani, as meninas são coreanas, e fomos almoçar. Até que enfim comi algo conhecido: Hot dog. Nunca dei tanto valor a um hot dog na minha vida como dessa vez. Até que enfim uma comida com gosto de Brasil.
Saindo do almoço, que foi no Shopping, fomos para a parada de natal. É lindo! É como se fosse a nossa celebração de 7 de setembro. As pessoas ficam na calçada de umas das ruas do centro de Vancouver vendo o desfile. Nessa parada tem varias coisas relacionadas ao natal, como por exemplo, os policias colocam roupa de natal e desfilam, assim como os bombeiros, pessoas ligadas a Igreja, mas o que mais me chamou a atenção é que tinha uma ala dos cachorros que dizia: O cachorro faz a diferença. Essa ala era dos cegos que utilizam os cachorros adestrados para andar pela cidade. É claro que no final do desfile, vem o papai Noel em um trenó imenso com as renas. O desfile durou cerca de uma hora, mas foi muito bem organizado.
Saímos da parada de natal e ficamos andando pelas ruas do centro que por sinal estava lotada, devido ao desfile. Depois fomos para o shopping e ficamos lá conversando. Ahh, ok, você se perguntou: Mas você consegue conversar com elas? Então, achei que eu fosse ter mais dificuldade do que estou tendo. Tanta as meninas como a Faith tem muita paciência comigo, repetem quantas vezes for preciso e falam bem pausado para que eu posso entender. Na verdade elas mais me entendem do que eu entendo elas. Meu inglês não é correto gramaticalmente, mas elas conseguem me entender, mas quando elas falam comigo eu não consigo entender tudo perfeitamente, na verdade tem hora que eu não entendo nada, mas estou conseguindo. O teste final será amanha na escola quando eu terei que fazer uma prova para testar o quanto eu sei de inglês.
Quando foi 4 horas da tarde fomos embora, mesmo porque já estava escuro e o frio começou a apertar. Aqui clareia a partir das 7:00/7:30 e as 4 horas da tarde já está escuro.
No caminho para casa paramos no supermercado, fiz algumas comprinhas e viemos para a casa. Jantamos, mas hoje foi só com as meninas, porque a Faith foi para o norte de Vancouver. Ahh, ela deixou o jantar pronto, fez um prato para cada menina e no meu prato era carne, nem acredito. Não sei se já contei, mas aqui se janta às 6 horas da tarde.
Durante o dia pude reparar em algumas coisas: existe sim gente pedindo dinheiro na rua em Vancouver, e não é uma só não, são varias. Existem também mendigos, mas eles estão “bem vestidos” já que aqui precisa de muita roupa para esquentar. Outra coisa interessante é que as pessoas aqui gostam muito de policiais, as crianças tem até o símbolo da policia tatuado, como aquelas tatuagens de chiclete. As pessoas não são tão educadas como a gente escuta falar, tem pessoas que jogam sim lixo na rua, mas são bem poucas, já os motoristas realmente param o carro assim que você pisa na faixa de pedestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário